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Segmento de atuação do cliente: Rede Varejista – Financeira – Shopping Ano: 2008

A decisão por uma máquina Risc, em um ambiente predominantemente Intel, ocorreu devido à demanda por maior estabilidade e maturidade da plataforma. Três fatores foram decisivos para a escolha: escalabilidade, desempenho e capacidade de armazenamento.

DESAFIO Com um total de 13 mil colaboradores em 102 lojas espalhadas por todo o território nacional, o grupo tinha o desafio de adquirir uma solução que lhe proporcionasse escalabilidade, estabilidade e, ao mesmo tempo, a garantia de continuidade da tecnologia.
Há um ano a área de TI da companhia procurava por uma solução de infraestrutura que atendesse seus desafios de crescimento, incluindo a nova demanda da recém-criada Financeira em 2007. SOLUÇÃO O Grupo investiu R$ 5 milhões em um projeto de ampliação de sua infraestrutura deTI composto pelo servidor P595, baseado em Power 5 Plus, com 23 processadores ativos para rodar três novas ferramentas: o sistema de planejamento estratégico da Oracle (Retek), uma solução de marketing para a diretoria financeira e Business Intelligence, da SAS, para a área responsável pelo cartão das lojas de varejo.
O equipamento adotado tem 106 GB de memória mais 150 GB On Demand para rodar as novas aplicações de negócios. Também faz parte da solução o storage high end DS 8300 Turbo com capacidade para 41.1 Terabytes, a consolidação de um DS 8100 e de um servidor high end com System X com oito processadores e 64 GB de memória RAM. “Para o sistema autorizador de crédito do Grupo também foi ampliada a infraestrutura com a aquisição de novas lâminas HS21, onde foram virtualizados vários outros servidores Windows e Linux , todos instalados em um chassi BladeCenter IBM já existente”, explica o diretor de negócios da ST3Tailor, Luis Guilherme da Rosa Borges.
A decisão de compra do servidor baseado em Power requereu uma visita à Austin, nos Estados Unidos, para conhecer o laboratório da IBM onde a plataforma Power foi concebida. Três fatores foram decisivos para a escolha: a escalabilidade, desempenho e capacidade de armazenamento dos equipamentos. RESULTADO O Grupo pode continuir a expandir suas atividades e crescer com uma plataforma que suporta e impulsiona seus negócios. O Grupo tem mais de 30 mil colaboradores e produz 210 mil peças de roupas por dia.
"Optamos por um servidor P595 baseado em Power 5 Plus com 23 processadores ativos e outros 41 processadores para uso on demand. Isso é fundamental para a dinâmica dos nossos negócios. Para se ter uma idéia, neste segundo semestre, em apenas uma semana inauguramos seis lojas", afirma o gerente de TI do Grupo.

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Segmento de Atuação do Cliente Varejo Ano: 2008

Servidores Power 6 vão suportar todo o processamento corporativo da rede varejista mais tradicional do Brasil nos próximos anos

DESAFIO Um dos principais requisitos foi a busca por uma solução que suportasse as necessidades de expansão da rede varejista com o melhor custo benefício, através de uma arquitetura capaz de atender o core business da empresa em sua totalidade. O grande desafio foi realizar a migração dos principais sistemas de uma das maiores redes varejistas do Brasil até a data crítica para o varejo, que são as datas festivas de final de ano, tendo como origem a plataforma HP e destino a plataforma AIX IBM com virtualização. SOLUÇÃO Assim, optou-se por instalar um p595 no escritório central (responsável pelas informações das lojas e dos Centros de Distribuição) e outro idêntico para contingência no data center, com o espelhamento online. Os sistemas foram virtualizados com alta disponibilidade, software de gerenciamento, serviços de telesuporte, suporte proativo local da IBM e manutenção (Service Pack).
Os servidores PSeries High End possuem cada um 24 processadores, escaláveis até 64 processadores on demand e 256 GB de memória RAM. RESULTADO A solução suporta as necessidades de expansão da rede varejista atendendo aos requisitos de performance e continuidade da tecnologia, ponto focal da demanda da rede. De acordo com a equipe de TI da rede, os componentes da linha Power se mostraram mais adequados e robustos: têm mais performance, utilizam menos processadores e permitem manobras com mais flexibilidade. Com as novas máquinas Power, quando ocorrem os picos em áreas específicas, a área de TI consegue fazer a alocação dos recursos em tempo real.

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Segmento de atuação do cliente: Educação – Universidade Ano: 2008

Com implementação da solução de segurança Barracuda, universidade reduz os emails de 32 mil para 1,5 mil ao dia. Redução da carga do servidor no volume de mensagens chegou a 80%.

DESAFIO O maior problema era o gerenciamento das contas do correio eletrônico: os filtros não conseguiam identificar os e-mails legítimos dos spams. “Há três anos foi instalada uma solução na rede, mas não estava sendo eficaz.” A estimativa da área de TI da universidade é que cada usuário desperdiçava cerca de 30 a 50 minutos do seu tempo diário com mensagens inúteis. Devido a esse desperdício de tempo para apagar mensagens indesejadas, alguns colaboradores deixaram de utilizar o email da instituição como ferramenta de trabalho. SOLUÇÃO Solução Barracuda, que contempla o appliance modelo 400, com função de firewall anti-spam. Também faz parte do projeto dois anos de suporte, atualização e manutenção realizada pela ST3Tailor. RESULTADO Um grande benefício foi a mudança de planos na possibilidade de ampliar a infraestrutura de hardware e de banda, que consistia em trocar o servidor de email e aumentar o link. “Isso se tornou desnecessário porque depois da implementação do Barracuda houve uma redução de 80% na carga do servidor no volume de mensagens”, explica o responsável pela Infraestrutura de TI da Divisão de Gestão em TI da universidade. “Estamos muito satisfeitos com a solução da Barracuda e no momento estamos avaliando uma nova solução UTM de Firewall com antivírus de borda, IPS (Intrusion Prevention System) e IDS (Intrusion Detection System)”, afirma o gestor. De acordo com o técnico da ST3Tailor Carlos Ribeiro, responsável pela implementação, um dos grandes diferenciais da Barracuda é a flexibilidade na configuração e o update manager, feito por três servidores localizados estrategicamente nos Centros de Atualizações no Japão, Américas e Europa. O mecanismo dessa solução consiste em colocar as mensagens suspeitas em um diretório de quarentena e o próprio appliance avisa, por email, quais podem ser spam.

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Segmento de atuação do cliente: Serviços de Alimentação Ano: 2007

A consolidação das cargas de trabalho com servidores Blade e tecnologia Vmware garantiu gerenciamento simplificado, ganho de agilidade, integração, estabilidade e aumento da lucratividade.

DESAFIO A companhia presta serviço para cerca 1000 restaurantes, hospitais, escolas e grandes empresas. Com as aquisições realizadas ao longo do tempo, houve um crescimento acelerado da infraestrutura de TI, com uma diversidade de sistemas. A companhia contava com 54 servidores Intel, rodando os sistemas operacionais Microsoft Windows e SUSE Linux. Na intenção de consolidar as cargas de trabalho e recursos, a companhia tentou rodar estes servidores em uma infraestrutura virtualizada compartilhada, entretanto gastou-se muito tempo tentando preparar os servidores para atender ao crescimento da demanda.
Para simplificar o gerenciamento da infraestrutura de TI e controlar o crescimento das cargas de trabalho, a companhia buscava uma solução que oferecesse um ambiente consolidado que possibilitasse rodar um banco de dados Oracle em uma infraestrutura de grid, onde o grande objetivo era o de garantir integração e estabilidade de toda estrutura de TI da empresa. SOLUÇÃO Utilizando o software de virtualização VMWare, os 54 servidores que a companhia possuía foram consolidados através da tecnologia Blade Center e configurou-se um grid para rodar banco de dados Oracle 10g Real Application (RAC). Dos 15 servidores Blade oferecidos, oito foram configurados para rodar o software Citrix e outras aplicações Web com sistema operacional Windows e os outros sete servidores foram configurados para rodar banco de dados Oracle com sistema operacional Linux.
Através do software de gerenciamento IBM Director – Oferecido gratuitamente junto com a solução Blade Server – foi possível simplificar o gerenciamento de toda infra-estrutura de TI, alem de automatizar tarefas relacionadas ao gerenciamento.
Nos dois servidores System x 3850 rodam o software de virtualização VMWare no ambiente Linux e um sistema ERP conhecido como TecFood’s voltado para o controle dos serviços fornecidos pela companhia, rodando o sistema operacional Windows. RESULTADO Os principais benefícios desta solução foram a redução de custos relacionados a espaço físico e consumo de energia. Mais do que isso, a adoção da tecnologia associada com servidores Blade permitiu uma maior agilidade, gerenciamento simplificado do ambiente de TI, redução dos custos de manutenção e conseqüentemente a redução do tempo gasto para adição de novos serviços conferindo maior competitividade e eficiência operacional junto aos clientes.
A companhia já pode comemorar o aumento na sua produtividade, agregando maior valor aos negócios, reduzindo custos e tendo um retorno mais veloz sobre o investimento. A solução oferecida e implementada pela ST3Tailor já resultou em aumento na lucratividade da empresa causada pelo grande ganho de agilidade e otimização de processos.

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Segmento de atuação do cliente: Previdência Privada Ano: 2006

Entidade reduziu em 50% o tempo de processamento da Folha de Pagamento de 28 mil aposentados com solução IBM de consolidação de servidores implantada pela ST3Tailor

DESAFIO Era necessário otimizar a infraestrutura de TI de uma entidade que precisa se adaptar rapidamente à novas regulamentações e mudanças do setor.
Como reduzir o espaço físico, os gastos com energia e refrigeração e demais custos, ganhando agilidade e produtividade? A infraestrutura disponível na entidade deveria ser flexível, de fácil manuseio e ágil às demandas de novos ambientes de desenvolvimento e homologações.
A primeira iniciativa foi a consultoria do grupo de IT Simplification da IBM para analisar a infraestrutura, identificar os principais objetivos tecnológicos da empresa e alinhamento dos recursos de hardware, software e serviços para atendimento a essa nova fase, sincronizado com os recursos financeiros disponíveis para a implantação. SOLUÇÃO Na primeira etapa, no início de 2006, foi executado um projeto de consolidação com dois servidores System x3850 equipados com processadores Intel® Xeon®, um storage da família DS4000, ambos da IBM. Com o objetivo de realizar tarefas num ambiente virtual, também foi implantado o software VMWare, versão 3. O projeto foi viabilizado pela IBM em conjunto com a ST3Tailor, Parceiro Premier IBM.
A segunda etapa consistiu na expansão desta infra de hardware e software. A entidade adquiriu mais 16 GB de RAM para os servidores IBM x 366, 2 Terabytes de discos para o storage da família IBM DS4000 e dois switches, além da previsão de mais um System x3850.
Além disso, há uma terceira fase, que consiste na implementação de um “backup site” na própria IBM, permitindo à entidade a retomada de suas operações críticas em uma situação de desastre. RESULTADO Entre os resultados da nova infra-estrutura, a empresa reduziu em 50% o tempo de processamento da Folha de Pagamento para os mais de 30 mil aposentados da Fundação, que antes consumia 40 horas.
Uma das maiores entidades de previdência privada do país, hoje conta com um novo parque tecnológico para melhorar o atendimento ao cliente e aumentar sua competitividade no mercado.
"Com a virtualização de servidores, conseguimos em poucos minutos criar um novo ambiente com segurança e agilidade incríveis, sem termos que esperar. Além disso, podemos agora compartilhar recursos. O ganho foi de 50% em performance na execução da folha de pagamento de 28 mil aposentados", enfatisa o gerente de Tecnologia da Informação da entidade.
"Percebemos que a explosão de demandas poderia trazer limitações no médio prazo e, por isso, optamos por uma solução que permitisse a virtualização. Nosso desafio é não esbarrar no tempo, tornando imperceptível ao usuário as nossas necessidades de homologação das novas funções. Um exemplo é a migração da versão 5 para a 6 da solução WebSphere Portal, da IBM. Com o ambiente físico seria inviável, mas com a infra-estrutura virtualizada conseguiremos fazer a transferência de informações sem problemas", disse o executivo.

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Segmento de atuação do cliente: Fornecedor de Energia Elétrica Ano: 2005

Com a automatização da solução Tivoli implementada pela ST3, conseguimos gerenciar um ambiente altamente complexo com apenas dois profissionais dedicados ao suporte da solução.

DESAFIO O principal desafio da companhia de energia elétrica era o Gerenciamento da Rede Corporativa: automatizar a gestão de ativos e o controle de licenças de software e melhorar a qualidade e a velocidade do suporte remoto. SOLUÇÃO Implementação da solução de gestão iBM tivoli com os módulos de inventário, ferramentas e procedimentos automatizados para o controle efetivo do ambiente nas estações dos funcionários, além da distribuição de software e suporte remoto. RESULTADO Mais performance e segurança na rede. Os atendimentos de suporte remoto ganharam agilidade, sem necessidade de deslocamento físico. Mais chamados são atendidos e com mais qualidade técnica devido à centralização do atendimento. Com o inventário eletrônico, as informações são produzidas com mais velocidade, precisão e segurança.
"O projeto envolvia 47 sub-redes geograficamente distantes, 51 servidores (1 framework e 50 gateways) e aproximadamente 6 mil usuários. Só com a automatização da solução Tivoli implementada pela ST3 é que conseguimos gerenciar esse ambiente com apenas dois profissionais dedicados ao suporte da solução.", afirma o analista de Sistemas da companhia e responsável técnico pelo projeto.

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